Sudão
Disciplina de Geografia – 9º A
Valentina de A. Paiva
Atividade com mapas: Análise
O Sudão
Situado na porção norte do continente africano, o Sudão faz fronteira com a República Centro-Africana, Chade, Egito, Eritreia, Etiópia, Líbia, e Sudão do Sul. Este último conquistou sua independência no ano de 2011, após anos de conflitos e mortes em função da separação dos países que, segundo dados da BBC¹, ainda em setembro de 2012 negociavam acordos fronteiriços, o que também foi uma dificuldade para a realização da pesquisa, já que os mapas de que dispunha eram em sua maioria baseados em dados dos anos de 2007 a 2008.
O Sudão pertence à porção do continente dita África Islâmica, mais de 70% de seus habitantes tem o islamismo como religião e as línguas reconhecidas oficialmente são o inglês e o árabe. No norte do país predomina o clima desértico, árido e seco, portanto a vegetação é escassa e bastante espaçada, é possível encontrar gramíneas e pequenos arbustos.
Já a região sul apresenta variações entre o clima mediterrâneo e o tropical, a vegetação torna-se então mais ampla e diversificada, há a presença das savanas, em que a vegetação é composta por gramíneas, árvores de pequeno porte e arbustos, pode ser comparada ao cerrado brasileiro (nessa região da África que se encontram os animais selvagens de grande porte). Há também as florestas tropicais, com uma incrível diversidade de espécies vegetais e animais, as árvores são muito próximas dando origem a uma mata mais fechada e úmida.
Cartum, a capital, localiza-se às margens do Nilo, principal rio que abastece o país, e possui de um a cinco milhões de habitantes. A densidade demográfica na região noroeste do país é de menos de 1hab./km², nas regiões nordeste e sudoeste, atinge até 10hab./km², e na região sudeste a densidade demográfica é de 10 a 50hab./km².
Supõe-se que a baixa concentração populacional nas regiões ao norte do país seja uma consequência do clima desértico e das