SUDÃO
Acesso à educação é um dos desafios no Sudão do Sul. Pelo menos três quartos dos 8,5 milhões de sudaneses do sul são analfabetos. Mas nos últimos, anos progressos têm sido realizados, graças principalmente a um novo tipo de escola itinerante na qual professores ensinam as crianças em suas próprias tribos a ler e escrever.
Saúde
Um quarto das crianças com menos de cinco anos estão desnutridas e 10% encontram-se no pior estágio de desnutrição severa aguda. E metade das crianças com menos de dois anos estão com desnutrição moderada ou severa.
AIDS
De acordo com a OMS, qualquer taxa de infecção acima de 1% é considerada uma epidemia. Por enquanto, o Sudão tem uma taxa de infecção mais baixa do que vários outros países da África Subsaariana, mas devido ao seu alto índice de doenças sexualmente transmissíveis, a disseminação do vírus HIV no país pode ficar fora do controle de uma hora para outra.
Expectativa de vida: 61,45 anos.
Racismo e domínio .
O Sudão está em guerra civil há 46 anos. O conflito entre o governo muçulmano e guerrilheiros não-muçulmanos, baseados no sul do território, revela as realidades culturais opostas da Nação. A guerra e prolongados períodos de seca já deixaram mais de 2 milhões de mortos.
A introdução da Sharia, a lei islâmica, causou a fuga de mais de 350 mil sudaneses para países vizinhos. Entre outras medidas, a lei determina a proibição de bebidas alcoólicas e punições por enforcamento ou mutilação.
Agropecuária
A economia do Sudão é baseada na agricultura, o principal produto é o algodão. O país possui cerca 140 milhões de cabeças de gado bovino, caprino e ovino.
Industrialização
Os principais parceiros comerciais são China, Japão e Indonésia. As principais indústrias são de extração do petróleo, tingimento de algodão, tecelagem, cimento, óleos comestíveis, açúcar, produção de sabão, calçados, refino de petróleo, fármacos, armamentos, montagem de caminhões leves e automóveis.
Exploração de recursos minerais
O