Nivel de direção
As empresas constituem sistemas complexos destinados a atingir objetivos também diferenciados e complexos. Para tanto, ocorre à divisão do trabalho e a especialização de atividade dos órgãos e dos participantes.
È possível definir diversos níveis de atuação dentro da empresa, cada qual desenvolvendo diferentes enfoques quanto aos objetivos empresariais.
Cada nível de atuação tem a sua própria racionalidade, isso implica na adequação dos meios utilizados aos fins q se deseja alcançar.
Uma empresa é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para alcançar os objetivos desejados
As empresas podem ser analisadas sob o prisma de três diferentes partes ou níveis hierárquicos, são eles:
- Nível Institucional;
- Nível Mediador ou gerencial;
- Nível Técnico;
Representação Gráfica do nível organizacional
Nível Institucional Presidente Diretor ↓ ↕
Nível Intermediário Gerente Divisão Gerente Departamento ↓ ↕
Nível Operacional Chefe Supervisor
Representação Descritiva
A representação descritiva é uma minuciosa explicação de sua composição ou seu funcionamento.
- Nível Institucional (presidente, diretores) – prazo execução: longo prazo
√ é o nível estratégico, corresponde ao mais elevado nível da empresa, composto por diretores, proprietários ou acionistas. Neles estão os presidentes e diretores responsáveis pelos assuntos globais da empresa. São nesta fase que se definem os objetivos e as estratégias que serão utilizadas bem como as principais decisões empresariais, é ele que se defronta com ambiente externo, extremamente vasto e mutável em torno da empresa, tornando os problemas nesta fase amplos e complexos.
É o componente estratégico de onde são formuladas as políticas globais, adaptáveis para satisfazer as demandas externas do ambiente.
- Nível Intermediário