Artigo
CARACTERISTICAS GERAIS: A Abordagem Sócio Cultural verte das tendências: do neotomismo, o existencialismo, o humanismo, a fenomenologia, e o neomarxismo, que nada mais são movimentos que tratam das relações do ser humano com a cultura. Surge após a Segunda Guerra Mundial. Seu principal objetivo era enfatizar a cultura popular de forma a induzir a democratização. MIZUKAMI (1986 p. 85) Ribas e Moura (2006) citam:
“A abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada e nela tem sido investigado o desenvolvimento humano dentro das práticas culturais dos grupos, que supõem o uso de diferentes formas de mediação. A partir desta orientação, entende-se que os mediadores - instrumentos, signos, práticas culturais - são carregados de significação cultural.” (p.130).
A abordagem sócio-cultural trata basicamente das relações dos indivíduos em grupos culturais, como esses grupos influenciam em nossos significados, em maneiras de ver uma sociedade, pois como sabemos um indivíduo sofre alterações diante uma cultura. Na visão de Paulo Freire sua maior preocupação era com a cultura popular, sendo ela enfatizada em aspecto social, política e cultural, pois conhecendo sua ideologia percebemos que o que mais o preocupava era como trazer para a sala de aula as diferentes culturas dos alunos, de forma a trabalhar no coletivo, de forma a assumir e não somente consumir esse valores mudando a visão do homem diante o mundo, cultura, educação e ação educativa (estratégia do professor ensinar). MIZUKAMI(1986 p.85) CONCEPÇÃO DE HOMEM E MUNDO. Nesta abordagem a visão de homem e mundo segue um contexto que visa os dois juntos, em uma linha interacionista, sendo o homem sujeito, criador e objeto do conhecimento e o mundo como lugar onde ele desenvolvera sua prática cultural. Tornandoo critico capaz de mudar uma realidade, uma cultura, quando essa já não o faz refletir sobre o mundo. Nesta abordagem o homem precisa do mundo, pois é nele que as