artigo
SILVA, Rangelly Joice Rodrigues1; SOUZA, Hellen Cristyna Costa de2; SOUZA, Ricardina Almeida Ferro de3; PIMENTEL, Wanilce4.
RESUMO
Em todos os ramos da atividade humana, invariavelmente, existe a condição de sua existência na relação da utilização das ferramentas de comunicação. Desta forma percebe-se que a comunicação como um todo, serve para organizar, dirigir, planejar, criar e controlar. O BSC permite descrever a estratégia de forma clara, através de objetivos estratégicos em quatro perspectivas: financeira, mercadológica, processos internos ,aprendizado e crescimento, sendo todos eles relacionados entre si através de uma relação de causa e efeito, diante disso propõem as micros e pequenas empresas a implementação do BSC. A gestão financeira é considerada como sendo um processo dinâmico, por meio do qual as empresas se relacionam com o meio ambiente interno e externo, e também o caminho pelo qual os setores ou departamentos da organização se conectam entre si. Sendo assim, o Balanced Scorecard surge como uma ferramenta útil para dirigir as micro e pequenas empresas de forma proativa em curto e longo prazo, através da mensuração de desempenho de indicadores financeiros e não financeiros. Para atingir a essa meta essa pesquisa utilizou-se de um levantamento bibliográfico. Chegando a conclusão de que o Balanced Scorecard, quando bem estruturado e devidamente utilizado, resulta numa ferramenta eficaz e eficiente, criando valor para as micro e pequenas empresas em longo prazo e o acompanhamento das metas, possibilitando uma visão mais ampla sobre possíveis falhas estratégicas e um melhor gerenciamento em seu processo produtivo.
Palavras-chave: Balanced Scorecard; Controle; Microempresa.
INTRODUÇÃO
O gestor moderno precisa de uma boa formação generalista, visão sistêmica e o Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão que