Artigo
CURSO DE LETRAS
HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
Estudo do romance A mulher que escreveu a Bíblia
ORISTENES CORRÊA MARINHO
MANAUS
2012/02
Estudo do romance A mulher que escreveu a Bíblia
Trabalho solicitado pela professora especialista Berenice Coroa de Carvalho, para obtenção parcial de nota na disciplina Literatura Brasileira IV, Curso língua portuguesa, licenciamento em letras.
Manaus
2012/2
Estudo do romance A mulher que escreveu a Bíblia
Oristenes Corrêa Marinho°
Berenice Coroa de Carvalho ª
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo um estudo do romance A mulher que escreveu a Bíblia, do escritor Moacyr Scliar buscando identificar a presença da intertextualidade entre a produção literária desse autor e as Escrituras Sagradas. Com destaque na narrativa a personagem narradora com fisionomia pouco apreciável, mas com dote um tanto admirável, sabia ler e escrever tem a incumbência de narrar em escrita toda a trajetória da humanidade.
PALAVRA CHAVE: Intertextualidade, apropriações, discursos bíblicos
Estudo do romance A mulher que escreveu a Bíblia
Introdução
O médico e escritor Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, em 23 de março de 1937 e faleceu em 27 de fevereiro de 2011. Especialista em Saúde pública. Conquistou vários prêmios literários.
Já teve textos traduzidos para doze idiomas. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema, a televisão e o teatro. O centauro no jardim, A majestade do Xingu, A mulher que escreveu a Bíblia e Contos reunidos são alguns dos livros marcantes de sua vasta obra literária, que soma hoje mais de 70 títulos publicados. Entre os recentes, destacam-se o romance Na noite do ventre, o diamante e o juvenil Um menino chamado Moisés, uma reconstituição imaginária da infância do famoso personagem bíblico¹.
Foi o sétimo ocupante da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras. Eleito em 31 de julho de 2003².
Suas obras