Vocabulário Jurídico
VOCABULÁRIO JURÍDICO
Trabalho apresentado à disciplina Projeto Interdisciplinar: Português Jurídico, do 1º Período do curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Tu- iuti do Paraná, como requisito parcial para obtenção da média do 1º bimestre.
Profª: Solange Mendes Oliveira.
Curitiba
2014
VOCABULÁRIO JURÍDICO A. Comente os enunciados abaixo, tendo em vista a significação dos termos destacados. Complete seu comentário com exemplos (um exemplo de cada vocábulo).
1) Perempção e preempção são parônimas, mas não pertencem à mesma família ideológica.
Resposta: Perempção significa o modo por que se extingue uma relação processual civil, por causas taxativas em lei em que se fundam, por via de regra, na inércia, no desinteresse ou na emulação do autor. Preempção significa compra antecipada, ou precedência na compra. Cláusula contratual que impõe ao comprador a obrigação de, ao alienar a coisa comprada, oferece-la ao vendedor de quem a obteve, preço por preço para readquiri-la com exclusão dos outros interessados. Sendo assim são parônimas pois a grafia e o som são parecidos, porém não há relação de significado. E não pertencem a mesma família ideológica porque seus radicais são distintos.
2) O Direito Penal possui vocabulário essencialmente unívoco, em razão da definibilidade da norma criminal, conforme se percebe nas palavras roubo e latrocínio, apesar de haver vocábulos