Artigo
Estado e governo são sinônimos e se fala em Estado Democrático, Governo Democrático, Estado Federal, como se fossem equivalentes.
Para se ter uma noção precisa da Teoria Geral do Estado, é preciso distinguir Governo que é o exercício do Poder, e que pode ser monarquico, aristocrático, democrático.
Em relação formas de estado, pode ser: simples e composto, conforme a existência de um ou mais Estados em uma nação. Nos Estados simples só existe uma soberania em um determinado território e pode ser de dois tipos , Estado Unitário e Estado Federal ( também chamado Estado Federação).
Estados Simples
Unitário: É onde há apenas uma forma de poder, uma autoridade máxima na nação, ou seja, há só um modelo de leis e regras para ser seguido. Pode haver subdivisões num território, mas só por questões administrativas, devendo seguir a constituição imposta pelo Estado.
Federação: Estado Federado é quando o poder de uma nação é divido entre suas subdivisões, sendo que cada tem sua autonomia, podendo criar e executar leis próprias desde que estejam de acordo com o "poder máximo", que é a constituição da União. Um exemplo de país que vive nessa forma é o Brasil, cada subdivisão com seus poderes, apenas respeitando o poder supremo do país(constiuição nacional). Estados Compostosconfederado
Confederação: É quando existe a associação de dois ou mais Estados mediante um pacto ou tratado, em busca da realização de grandes empreendimentos de interesse comum, também pode-se dizer que unem-se com o objetivo de se defender ou até para previnir-se de outros países. Quando logrado o êxito, os Estados desfazem a tal associação. Ainda convém lembrar que quando há a junção desses países, cada um segue tendo sua soberania territorial, sem perder seus poderes.
Comunidades de Nações: É um conjunto de subdivisões que apesar de serem considerados países, não se desligaram totalmente