trabalhos toop
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
GEOTECNIA I
GOIÂNIA, 04 DE DEZEMBRO DE 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
GEOTECNIA I
O ESTADO DO SOLO
Trabalho de estado do solo a ser apresentado como forma de avaliação na disciplina de geotécnica I, do curso de Engenharia Civil sob orientação do professor Sandoval Junqueira.
GOIÂNIA, 04 DE DEZEMBRO DE 2013.
Estado dos solos
O solo é composto por um grande número de partículas, com dimensões e formas variadas, que formam o seu esqueleto sólido. Esta estrutura não é maciça e por isso não ocupa todo o volume do solo, ela é porosa e, portanto possui vazios. Esses vazios podem estar totalmente preenchidos por água, quando então dizemos que o solo está saturado, podem estar completamente ocupados pelo ar, o que significa que o solo está seco ou com ambos (ar e água) que é a forma mais comum na natureza. Por isso, de modo geral, dizemos que o solo é composto por três fases: sólidos, água e ar.
O estado do solo é decorrente da proporção em que essas três fases se apresentam, e isso irá determinar como ele vai se comportar. Se o vazios, de um solo é reduzido através de um processo mecânico de compactação, por exemplo, a sua resistência aumenta. Outro exemplo: caso o solo esteja seco e lhe é adicionada uma quantidade adequada de água, sua coesão e consequentemente a sua resistência e plasticidade irão aumentar também.
Diversas relações são empregadas para expressar as proporções entre elas. Na figura 1 (a), estão representadas simplificadamente, as três fases que normalmente ocorrem nos solos, ainda que em alguns casos, os vazios possam estar ocupados pela água. Na figura 1 (b), as três fases estão separadas proporcionalmente aos volumes que ocupam, a definição e a determinação das relações entre elas. Os Volumes de cada fase são apresentada a