coordenadas geograficas
Quando falamos em coordenadas geográficas podemos logo estabelecer que são: LINHAS IMAGINÁRIAS , nas quais passam por toda a Terra em sentido horizontal e vertical , auxiliando em localizações exatas em qualquer ponto de nosso planeta. É importante lembrar que a distância das coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos. No qual um grau corresponde a 60 minutos, e um minuto corresponde a 60 segundos.
Plano Equatorial: É um plano imaginário que divide a Terra em dois polos: NORTE e SUL, de forma igual, mas de uma maneira metafórica, é o mesmo que cortar uma laranja em duas partes iguais com uma faca.
Paralelos: São as linhas imaginárias paralelas ao plano equatorial.
Meridianos: São as linhas imaginárias paralelas ao meridiano de Greenwich que ligam os pólos norte e sul. Latitude: São as linhas que tracejam a Terra no sentido horizontal, também conhecidas como paralelas. O círculo máximo da esfera terrestre, na horizontal, é chamado de Equador. O Equador corresponde à latitude 0°, dividindo o planeta em hemisférios Norte e Sul. As latitudes variam de 0 a 90°, tanto ao Norte quanto ao Sul. A latitude, além de servir para localização geográfica, é uma variável importante para estudar os tipos de clima da Terra, pois a incidência de raios solares no planeta é maior nos lugares com latitudes menores, isto é, mais próximas à linha do Equador. (Veja essa representação referente ao clima a baixo)
Longitude: São as coordenadas geográficas que cortam a Terra no sentido vertical, também conhecidas como Meridianos. A distância das longitudes varia de 0° a 180°, nos sentidos Leste e Oeste. Como padronização internacional, adotou-se o Meridiano de Greenwich como ponto de partida, a longitude de 0°. Assim, tal meridiano divide a Terra em Ocidental (a Oeste) e Oriental (a leste). Foi a partir das longitudes que se criaram os fusos horários. Todos os meridianos se encontram e se