Coordenadas geografica
Coordenadas geográficas são linhas imaginárias pelas quais a Terra foi “cortada”, essas linhas são os paralelos e meridianos, através deles é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta. As medidas em graus das coordenadas geográficas de um lugar dão sua latitude e longitude.
Paralelos
O Equador é um círculo imaginário que divide horizontalmente a Terra em Hemisfério Norte e Sul. Paralelamente ao equador são traçados outros círculos menores, chamados paralelos. Cada hemisfério vai de 0° a 90°, além do Equador quatro outros paralelos recebem nomes por serem considerados mais importantes: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, no Hemisfério Sul.
Meridianos
Todos os meridianos e seus antimeridianos dividem a Terra em duas partes, mas ficou estabelecido que um deles seria usado como referência para divisão. Esse Meridiano que passa pela cidade de Londres na Inglaterra é chamado de Meridiano de Greenwich ou principal. O meridiano principal divide verticalmente a Terra em dois hemisférios: o Ocidental (oeste) e o Oriental (leste).
Latitude
É a distância medida em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre até o Equador. Tendo o Equador como referência (paralelo 0°), a latitude pode ser norte ou sul variando de zero a 90°.
Longitude
É à distância em graus de um lugar qualquer na superfície terrestre até o meridiano de Greenwich. Como na esfera terrestre o meridiano de Greenwich é o meridiano de 0°, a longitude pode ser leste ou oeste variando de zero a 180°.
Fusos Horários
Fuso horário é uma faixa vertical que vai de um polo ao outro limitado por dois meridianos. Cada fuso horário tem 15°, essa medida foi obtida dividindo-se os 360° da esfera terrestre por 24, numero de horas necessárias para que a terra complete seu movimento de rotação. O fuso em que se situa o meridiano de Greenwich é o referencial para determinação