artigo
Disciplina: Gestão da Manutenção
Turma: 43
Resumo do artigo: “Competências Gerenciais e Planejamento, Execução e Controle da Manutenção (PECM) – uma reflexão a partir de um estudo de caso de implementação em uma empresa metalúrgica do Rio Grande do Sul”.
Aluno:
Um dos temas centrais em termos da gestão moderna consiste em discutir a relação entre a problemática do aumento da variedade dos produtos fabricados, da diminuição dos lotes de fabricação e da complexidade de fabricação e o aumento dos custos de produção e do prazo de entrega. Pode-se afirmar que a preocupação da empresa brasileira com a melhoria do seu sistema de manutenção e da sua eficiência produtiva a partir de uma maior disponibilidade dos seus ativos de produção tem crescido.
Trabalhar nesse mundo de maior complexidade “alta variedade e baixo volume” pressupõe estar inserido em um mercado de alta competitividade, isto é, estar preparado para proporcionar produtos e serviços com benefícios particulares e customizados para cada cliente mantendo a produtividade e a rentabilidade do ativo total da empresa.
Ampliar a atuação de mercado onde os clientes buscam que suas necessidade de Qualidade, Prazo e Custo junto com alta velocidade na solução de seus problemas sejam atendidos por produtos e principalmente por serviços específicos passa também a ser a tônica da estratégia do setor de manutenção de uma empresa.
Identificar essas competências, habilidades e os recursos disponíveis e transformá-los em vantagem competitiva pode ser o principal desafio e o grande diferencial de uma estratégia de manutenção.
Tipos de aprendizado e curva de aprendizado
A base de conhecimento da empresa, ampliada pelo aprendizado, constitui o seu principal fator de competitividade, uma vez que os recursos físicos tendem a ser cada vez mais semelhante. Ela também influencia diretamente nas diferentes combinações de recursos feitas por cada empresa. As competências são