artigo
JOÃO DA SILVA
MARIA DE SOUZA
MOLUSCO CONTAGIOSO
Professora Orientadora:
CASSIA REGINA SOUZA GHERLANDI
Disciplina: BIOLOGIA
Turma: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO B
SANTO ANTÔNIO DA PALTINA
11 DE ABRIL DE 2014
Introdução
Molusco contagioso é uma infecção viral de pele que causa pápulas altas e peroladas ou nódulos na pele.
O molusco contagioso é causado por um vírus que é membro da família dos poxvirus. Você pode pegar esta infecção de várias formas.
É uma infecção comum em crianças e ocorre quando a criança entra em contato direto com a lesão. É frequentemente observada no rosto, pescoço, axilas, braços e mãos, mas pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, exceto nas palmas das mãos e solas dos pés.
O vírus pode espalhar-se por meio de contato com objetos contaminados, como toalhas, roupas ou brinquedos.
O vírus também se espalha por contato sexual. Lesões precoces na genitália podem ser confundidas com herpes ou verrugas mas, diferente de herpes, estas lesões não causam dor.
Pessoas com um sistema imunológico enfraquecido (devido a condições como (AIDS) podem ter um caso de molusco contagioso com rápida piora.
Como se desenvolve o molusco contagioso
O molusco contagioso (aquelas bolhas pequenas) desenvolve-se em 2-8 semanas depois de se estar infectado com o vírus. Normalmente, cada molusco contagioso dura por cerca de 6-12 semanas, forma uma crosta e depois desaparece.
No entanto, novas bolhas começarão a aparecer, pois foram passadas para outras áreas da pele. Logo, grupos de molusco contagioso poderão aparecer, levando vários meses para serem tratados e desaparecerem.
Normalmente levam 12 a 18 meses até que o molusco contagioso desapareça completamente. Ocasionalmente, a condição dura por muito mais que 2 anos, por vezes até mesmo 5 anos! Para algumas pessoas, a principal preocupação é que o molusco contagioso pode parecer feio. No caso