artigo
Resumo
Este trabalho apresenta o surgimento, a difinição e a importância das instituições bancárias e os serviços que as mesmas oferecem à sociedade, em âmbitos como: financiamentos, créditos, empréstimo e principalmente o crescimento de novas tecnologias para facilitar as transações.
Palavras – Chave
Bancos; intituições; tecnologias; serviços.
Introdução
Os bancos surgiram muitos anos atrás com o surgimento da moeda no período das grandes civilizações, isso se deu com o ato inevitável de tomar dinheiro emprestado e guardar dinheiro de outros. Naquela época o fato de emprestar dinheiro com a cobrança de juros não agradava a Igreja, instituição de forte poder na época e por esse motivo grande parte dos banqueiros eram judeus.
Os bancos atualmente se dividem em quatro tipos: bancos comerciais, de desenvolvimento, de investimentos e os mistos.
Os bancos são instituições essenciais à manutenção do comércio (atividades comerciais), porque além de oferecer serviços financeiros, facilitam transações de pagamento e oferecem crédito pessoal, ajudando no desenvolvimento do comércio nacional e internacional.
No Brasil há um enorme número de clientes dividido em um pequeno número de instituições bancárias que dominam tal mercado, no total são cinco as principais: Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica.
A inclusão digital fez com que novas tecnologias no setor surgissem a fim de facilitar a vida dos clientes. O banco internético é uma realidade presente na vida de um grande número de brasileiros, o número de usuários só não é maior pelas limitações que o serviço ainda possui como, limitações geográficas, de idade e de segurança.
Desenvolvimento
O surgimento dos bancos ocorreu na medida em que houve o surgimento da moeda no período das grandes civilizações, o ato de emprestar, tomar emprestado e guardar dinheiro de outros foi algo quase inevitável. Estudos nos fazem crer