ads quiosque
2: Conceitos básicos de arquitetura e organização
Objetivo: Tratar aspectos técnicos da arquitetura e organização de computadores para permitir uma visão ampla dos componentes e técnicas dessa área que influenciam diretamente no desenvolvimento de programas de computadores de qualidade. Permitir ao aluno conhecer os recursos que os computadores oferecem para o desenvolvimento e execução de programas.
1. ARQUITETURA X ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Na literatura, ao se descrever um sistema de computação, é feita uma distinção entre os termos: arquitetura e organização do computador. O termo arquitetura de um computador refere-se aos atributos de um sistema que são visíveis para o programador ou, em outras palavras, aos atributos que têm impacto direto sobre a execução lógica de um programa.
Já o termo organização de um computador diz respeito às unidades operacionais e suas interconexões que implementam as especificações de sua arquitetura, ou seja, como as características da arquitetura são implementadas.
Por atributos de arquitetura podemos entender: o conjunto de instruções, o número de bits usados para representar os tipos de dados, os mecanismos de E/S, etc.
Enquanto que os atributos da organização são transparentes aos usuários e incluem detalhes de hardware, como por exemplo: sinais de controle, tecnologia de memória utilizada, etc.
Especificar se um computador deve ou não ter uma instrução de multiplicação constitui uma decisão de projeto da arquitetura. Por outro lado, definir se essa instrução será implementada por uma unidade específica de multiplicação ou por um mecanismo que utiliza repetidamente sua unidade de soma é uma decisão de projeto de sua organização.
Exemplo: Todo INTEL da família x86 compartilham a mesma arquitetura básica => compatibilidade. No entanto, a organização difere de uma versão para outra.
Conclusão:
uma
organização
deve
ser
projetada
para