picopedagogia
DADOS PESSOAIS
Nome: Y. L. R. Idade/na avaliação: 7 anos e 6 meses
Data de nascimento: Junho de 2005
Escola: Pública Municipal Série: 1º ano do ensino fundamental I
MOTIVO DA AVALIAÇÃO
A queixa escolar relatada pela professora e família mostra grandes dificuldades no domínio da leitura e escrita, apresentando omissões de letras ou distorções, escritas frequentemente invertidas. Lentidão para escrever não acompanhando os conteúdos propostos na 1ª série (2º ano). Pulam-se palavras ou linhas na leitura ou na escrita. Durante a aula em sua produção escrita aparecem letras de tamanhos muito diferentes. A família observou que Y.L.R. apresentava dores de cabeça e tontura.
PERÍODO DA AVALIAÇÃO E NÚMERO DE SESSÕES
A partir do segundo semestre de 2012, Y. L. R. foi encaminhado para avaliação com a psicopedagoga que estabeleceu sete sessões para sondagem do diagnóstico. Após esta etapa e verificada a necessidade de atendimento individualizado a criança continua em atendimento. Entre as causas que levaram ao atendimento está a dificuldade no processo de aprendizagem global da criança; problema este já apontado na pré-escola (educação infantil).
INSTRUMENTOS USADOS
A Epistemologia Convergente é uma linha de estudos utilizada no campo da psicopedagogia, que busca a convergência dos diferentes aspectos que constituem o sujeito: epistemofilico, epistemológico, epistêmico. Avaliações Específicas para Diagnóstico de Problemas de Leitura.
Aplicou-se anamnese assistida, anamnese descritiva, observando seu desenvolvimento a partir de relatos médicos e pessoas na família que apresentaram alguma semelhança nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento. Aplicaram-se as provas piagetianas, provas de competência fonológica, avaliação de habilidades perceptivas, psicomotoras, Reversal test e Piaget Read, Teste de vocabulário verbal e IDT. Aplicou-se