Artigo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
PATRÍCIA RESENDE DE SOUSA
A BUSCA DE UM CAMINHO INTERVENTIVO ENVOLVENDO AS REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS DO FONEMA /Z/
TERESINA
2013
PATRÍCIA RESENDE DE SOUSA
A BUSCA DE UM CAMINHO INTERVENTIVO ENVOLVENDO AS REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS DO FONEMA /Z/
Proposta de intervenção apresentada ao Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, como requisito parcial para avaliação da disciplina Fonologia, Variação e Ensino, sob a orientação da Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva.
TERESINA
2013
1 INTRODUÇÃO
Neste estudo, pretende-se analisar as dificuldades na representação ortográfica, levando em consideração a categorização dos erros que os alunos do ensino fundamental II produzem na escrita, especificamente nas substituições de letras em razão das representações múltiplas do fonema /z/, que corresponde aos grafemas: z, s, x.
Dificuldades desse tipo envolvem a intervenção de questões de cunho fonético/fonológico sobre a representação escrita dos alunos, já que se verificou que as confusões devidas à possibilidade de representações múltiplas do fonema /z/, apresentado em situações que esse fonema é representado por mais de um grafema, têm ocorrido com maior frequência nas produções escritas dos alunos do 8º ano A da Unidade Escolar Monsenhor Benedito.
2 OBJETIVOS
Geral –
Analisar as dificuldades dos erros ortográficos referentes às múltiplas representações do fonema /z/ nas situações em que esse fonema pode ser representado pelos grafemas z, s, x nas produções escritas dos alunos do 8º ano do ensino fundamental.
Específicos – - Reconhecer a diferença entre a relação fonema/grafema, ou seja, de que para um mesmo som podem corresponder diversas