Artigo
13 a 17 de julho de 2008
USP – São Paulo, Brasil
XI Congresso Internacional da ABRALIC
Tessituras, Interações, Convergências
Espaço e literatura: introdução à topoanálise
Prof. Dr. Ozíris Borges Filho1 (UFTM)
Resumo:
O presente texto pretende apresentar os três primeiros itens da topoanálise, isto é, a análise do espaço na obra literária. Partimos da terminologia de Bachelard, mas ampliamos o seu alcance de sentido. Para nós, a topoanálise não se restringe à análise dos espaços íntimos, mas de todo e qualquer espacialidade representada na obra de ficção. Neste artigo, primeiramente, dissertamos sobre algumas das mais importantes funções do espaço. Em seguida, falamos sobre algumas das relações entre espaço e enredo. Finalmente, apresentamos o que a topoanálise entende por cenário, natureza, ambiente, paisagem e território.
Palavras-chave: Topoanálise, espaço, cenário, natureza, ambiente.
Introdução
Chamamos de topoanálise ao estudo do espaço na obra literária. Retiramos esse termo do livro A poética do espaço de Gaston Bachelard. Segundo este autor:
A topoanálise seria então o estudo psicológico sistemático dos locais de nossa vida íntima. (BACHELARD,1989, p. 28)
Apesar de aceitarmos a sugestão de Bachelard em relação à terminologia, divergimos do pensador francês em relação à definição. Por topoanálise, entendemos mais do que o “estudo psicológico”, pois a topoanálise abarca também todas as outras abordagens sobre o espaço. Assim, inferências sociológicas, filosóficas, estruturais, etc., fazem parte de uma interpretação do espaço na obra literária. Ela também não se restringe à análise da vida íntima, mas abrange também a vida social e todas as relações do espaço com a personagem seja no âmbito cultural ou natural.
Do ponto de vista de uma topoanálise, isto é, de uma teoria literária do espaço, acredito que a oposição entre espaço e lugar não é funcional e nada acrescenta à teoria. Ficamos com a conceituação clássica da