Artigo
PÓS GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
nome
METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA INTERDISCIPLINAR
Cidade
Mês - ano Este artigo objetiva descrever o projeto didático IMC (Índice de Massa Corporal) desenvolvido no 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal José Caboclinho, Cabeceira da Forquilha / Encruzilhada-BA, subsidiados no curso Gestar II.
Objetivos
• Construir uma imagem da Matemática como algo agradável e prazeroso, desmistificando o mito da “genialidade”, entender que o homem sabe muito mais Matemática do que pensa que sabe. • Favorecer ao aluno ao entendimento da relação do seu peso à sua altura e descobrir se está abaixo, acima ou na média correta de massa corporal, para poder avaliar sua saúde. • Analisar matematicamente e calcular o índice de massa corporal através da fórmula e registrar o quanto comemos, com situações problemas que dizem respeito à alimentação e a importância de ingerirmos alimentos ricos em ferro, evitando assim a incidência de anemia em alunos do 9º ano da Escola Municipal José Caboclinho.
Relevância Social
Em geral, as pessoas são ótimas na utilização de operações cotidianas, pois a própria sobrevivência exige a resolução de vários problemas matemáticos e a maioria se sai muito bem. No dia a dia, entre outros cálculos, fazem comparações de grandezas, calculam probabilidade, fazem estimativas, na geometria, reconhecem figuras geométricas a partir de objetos reais na natureza, nas artes, na arquitetura, através de formas e desenhos, eles estão cada vez mais acessíveis e presente no nosso dia a dia. Mesmo assim com tantas dificuldades enfrentadas por eles quando o assunto é matemática, procuramos usar diferentes estratégias de aprendizagem para o desenvolver de nossas aulas, buscando conscientizá-los nas necessidades e das dificuldades enfrentadas e o que podemos fazer para