artigo
O Jogo de Xadrez é um Esporte Olímpico praticado a centenas de anos em todo o mundo. Internacionalmente é regido pela FIDE – FederationInternationale dês Echecs, com sede na Suíça. Esta é a terceira maior organização desportiva do mundo em número de participantes, estando atrás apenas do Comitê Olímpico Internacional e da FIFA (Federação Internacional de Futebol). Graças ao advento da Internet, este esporte vem crescendo em número de adeptos por conta da facilidade que existe em praticá-lo à distância.
No Brasil o Xadrez é Organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), que é formada pelas federações estaduais, como no caso da FEXPAR (Federação de Xadrez do Paraná).
No Paraná assim como em outros estados do Brasil (São Paulo e Santa Catarina, por exemplo), têm sido realizados inúmeros esforços para implantar o Xadrez nas escolas, dentre os quais é possível destacar:
o Projeto de Xadrez nas escolas – Centro de Excelência de Xadrez do Paraná. Coordenado pelo Grande Mestre (GM) Jaime Sunye Neto de Curitiba. o Projeto Xeque-Mate – O Xadrez nas escolas. Coordenado pelo GM Gilberto Milos Junior e pelo Sr. Davi D’Israel em SP.
Iniciativas como estas são justificas pelos benefícios da prática do Xadrez, que resulta em melhora da concentração, do raciocínio lógico, abstrato, das capacidades de análise e síntese, memória, entre outras.
A prática do Xadrez por si só estimula o desenvolvimento do autocontrole e da persistência, facilitando aos estudantes o processo de estudos. Como o jogo é uma constante resolução de problemas interligados, e para evoluir no mesmo é necessário que se estude muito, os seus praticantes acabam por tomar gosto pelo estudo, além de adquirir facilidade no mesmo.
OBJETIVO
Este planejamento tem por objetivo estabelecer os conteúdos e estratégias a serem adotadas durante a disciplina Xadrez nas 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental do Colégio/ Escola XXX.