Hierarquia entre os Patos mudos
Bruna de Oliveira Lopes¹
RESUMO
Este trabalho pretende analisar o comportamento dos patos domestico da família Anatidae, a fim de comprovar que esses animais possuem características hierárquicas em seu convívio diário. A análise será realizada tendo como grupo de apoio 14 patos domésticos que vivem no “lago um” do Condomínio Miragem, da cidade de Simão Pereira – MG. Algumas características e diferenciações desses animais também serão o foco do trabalho, o que irá ajudar a definir alguns elementos do comportamento desses animais. A estrutura desta pesquisa tem como apoio uma análise teórica e prática, onde foi pesquisado o comportamento desses 14 patos e se comprovou a presença de uma estrutura hierárquica entre eles.
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento social. Pato mudo. Pato berbere
1. INTRODUÇÃO
O pato mudo faz parte da família Anatidae e é também conhecido como Pato Crioulo e Pato Bérbere, são animais interessantes por apresentarem habilidades diferentes, como: andar, nadar e voar. São animais que dependem da água, principalmente, para se alimentarem e também possuem hábitos terrestres (JUNIOR, 2011).
Graduando o 5º período de Ciências Biológicas no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF. E-mail: bruna_bol@hotmail.com
Os patos e marrecas (Ordem Anseriformes) são uns dos principais grupos de aves aquáticas, constituindo espécies altamente dependentes de áreas alagadas. As marrecas habitam águas rasas e preferencialmente eutróficas, ideais para o seu habito alimentar filtrador (SICK, 1997). No Brasil, as espécies de patos são encontradas em regiões distintas. As principais informações desse grupo se encontram na região Sul e Sudeste do País (NASCIMENTO; ANTAS, 1990).
Esses animais se destacam por apresentarem diversas características. Sua altura é de 45 a 80 cm macho e fêmeas, sua cabeça é comprida com coroa coberta