ARTIGO
Ana Carolina Picanço
Débora Furtado Bahia
Thiago Nunes Portal
RESUMO
Este artigo é a síntese da pesquisa acadêmica para explicar melhor a importância do administrador na rede hospitalar pública ou privada. A necessidade de possuir profissional competente, desde a origem, seus conceitos através da ênfase a todo processo administrativo e burocrático de um hospital, buscando excelência nos serviços prestados na área da saúde. Mostra que o crescimento da administração hospitalar deu-se a partir da percepção da sociedade, que os hospitais eram coordenados por médicos, enfermeiras e não por pessoas que especializadas para tão função sendo que a equipe técnica acaba não de exercendo à da medicina e a enfermagem para atuar administrativamente. O administrador hospitalar atua em uma organização completa e complexa que é chamada de hospital moderno, ele precisa atuar de forma precisa e competente para que o hospital gere lucros e não despesas.
PALAVRA-CHAVE: Administrador. Hospitalar. Burocrático. Complexa.
1. INTRODUÇÃO
Inicialmente os hospitais brasileiros eram vistos como instituições de caridades, e no seu principio foram administrados por religiosos, médicos, enfermeiras e até mesmo por pessoas que ajudavam a comunidade, mas pode-se dizer que desde sua origem desempenha o papel de prestar serviços a saúde, pode-se conceituar hospital como todo o estabelecimento destinado a prestação à assistência médica, de caráter particular ou publico, de alta ou baixa complexidade, com ou sem fins lucrativos.
Nos últimos anos percebeu-se a falta de administradores especializados no setor hospitalar, e por este motivo tem crescido a qualificação para os mesmos. O mercado precisa de profissionais que desempenha as funções de um administrador de empresas com conhecimento hospitalar, o que sabemos atualmente é que muitos hospitais ainda continuam sendo coordenados, administrados por médicos, enfermeiras ou pessoas que