Artigo
José Fernando Vasconcelos Santos
José Reginaldo Andrade
RESUMO:
Através do levantamento bibliográfico e da análise dos dados, pode-se constatar que há influência dos estilos de liderança na gestão organizacional, pois se constatou que os líderes que não consultam sua equipe e que apresentam dificuldades em se comunicar possuem como característica predominante o estilo autoritário coercitivo, enquanto os líderes com bom relacionamento interpessoal tendem a serem participativos na tomada de decisões. Neste contexto, pode-se inferir que, conforme o estilo de liderança predominante existe uma variação na forma com que se administra a organização.
Palavras Chave: Liderança; Tipos de liderança; Gestão Organizacional
1 INTRODUÇÃO
A história da Administração é recente. Ela se desenvolveu com impressionante lentidão, apesar de vivemos em uma sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações é a produção de bens e serviços é confiada a organizações como indústrias, universidades , escolas, hospitais, comércios, comunicações, serviços públicos, que precisam ser administradas para serem eficientes e eficazes. Nos idos do Século 19, a sociedade era diferente. As organizações eram poucas e pequenas: minúsculas oficinas, artesões independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos, como médicos, advogados e artistas que trabalhavam por conta própria, o lavrador, o armazém da esquina. Embora o trabalho sempre tenha existido na história da humanidade, as organizações e sua administração formam um capítulo recente.
As organizações são constituídas de muitas pessoas que trabalham juntas, atuando em diferentes atividades e em diferentes níveis organizacionais. Muitas dessas pessoas ocupam posições nos diversos níveis administrativos como diretores, gerentes ou supervisores para cuidar do trabalho de outras pessoas, tornando-se, assim, responsáveis pela