Artigo Winnicott
Claudia Dias Rosa
Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Professora da Escola Winnicottiana de Psicanálise, Coordenadora do SAP1 do CWSP e do CWCamp.
E-mail: claudia@centrowinnicott.com.br
Resumo: Este estudo tem por objetivo explicitar a concepção winnicottiana acerca do papel do pai desde as primeiras fases do amadurecimento pessoal até o estágio do complexo de Édipo. Descrevendo as diferentes tarefas paternas, o artigo mostra que Winnicott atribui uma importância específica não apenas à mãe, como em geral sustentam os comentadores, mas também ao pai, e torna claro, em particular, que aquilo que compete a este não se restringe, como afirma a teoria tradicional, a atuar como interditor e representante da lei.
Palavras-chave: Winnicott, psicanálise, amadurecimento, ambiente, papel do pai, complexo de Édipo.
Abstract: The objective of this study is to explain Winnicott’s conception about the role of the father, from the early stages of the process of personal maturation to the stage of the Oedipus complex. This study describes the different tasks assigned to the father in Winnicott’s works, and shows that the father is significantly important – not only the mother, what is normally stated by commentators – and emphasizes the fact that the role of the father is not limited, like in the traditional theory, to the role of interdictor and that of the law representative. 1
SAP: Serviço de atendimento em psicanálise. Órgão do CWSP que organiza a demanda por análise winnicottiana com a disponibilidade de atendimento pelos formandos do CWSP.
Natureza Humana 11(2): 55-96, jul.-dez. 2009
Claudia Dias Rosa
Key-words: Winnicott, psychoanalysis, maturation, environment, father’s role, Oedipus complex.
1. Introdução
Este artigo tem o objetivo de descrever e analisar o papel do pai na obra dEste artigo tem o objetivo de descrever e analisar o papel do pai na obra de Winnicott a partir da sua teoria