Artigo Terraplenagem
Matheus Chinaglia
1 Conceito
O trabalho de terraplenagem é uma disciplina de topografia que está dentro das atribuições do Engenheiro Civil. A terraplenagem encarrega-se basicamente da construção de plataformas, sejam elas horizontais ou inclinadas. Para isso é necessário o prévio conhecimento das características do terreno e do solo de que é composto, assim como dos detalhes específicos do projeto a ser implantado. (SERPA, 2014)
Grande parte dos projetos de engenharia necessitam de terraplenagem em uma ou mais etapas. As plataformas estabelecidas a partir dos trabalhos de terraplenagem podem ser inclinadas, nos casos de pistas de rodagem e pisos onde o rápido escoamento das águas das chuvas se faz necessário, ou horizontais, quando se trata de uma plataforma perfeitamente plana. (SERPA, 2014)
Figura 1: Terraplenagem com plataformas horizontais
2 Determinação da altura média de um aterro
Neste artigo será usado um terreno de 60 x 80 metros e a hipótese de um plano final horizontal sem a imposição de uma cota final determinada.
Figura 2: Cotas do Terreno
Primeiramente se deve enquadrar o terreno e dividi-lo em perfis longitudinais e transversais, para então tomar os pontos de cotas dos pontos formados pela intersecção dos perfis.
A segunda etapa é buscar os pontos de cota inteira desses perfis.
Figura 3: Cotas inteira do terreno enquadrado
A terceira etapa é traçar as curvas de níveis ligando os pontos de cotas inteiras.
Figura 4: Curvas de níveis
O quarto passo consiste em desenhar as seções transversais do terreno. Nesta etapa a cota de cada intersecção é subtraída da cota inicial do terreno, nesse caso Cota 30.
Figura 5: Seções transversais
Neste artigo será usado o método dos trapézios, ou método de Bezout para o cálculo da área das seções transversais.
Nesta fórmula o “d” é a altura dos trapézios, “E” é a soma das ordenadas das extremidades e M é a soma das ordenadas