Trabalho de Estradas
CENTRO UNIVERSITÁRIO - CESMAC
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - FACET
ESTRADAS
Questionário
Vitor Costa Neves Stern da Rosa
Engenharia Civil - 7º Período – Matutino
Professor Josivaldo Macêdo
Maceió, 2015
1 – O que pode influenciar no preço final de um orçamento, tendo em vista uma licitação? O orçamentista é a peça principal no preço final de um orçamento, pois se houverem erros de previsão e planejamento de custos, o resultado final poderá variar drasticamente. Orçar é prever os custos e estabelecer os preços a serem praticados numa determinada obra, a tendo como base os serviços, materiais, colaboradores, tributos, tempo, encargos sociais e etc. Tendo em vista uma licitação, independente da modalidade, existe a obrigatoriedade legal da previsão dos preços a serem praticados, para que o órgão público possa optar qual empresa executará a obra, que for habilitada para a tarefa e a realize pelo menor preço.
2 – Como é composta uma equipe para elaborar um orçamento de terraplenagem? É possível haver uma terceirização? Justifique. Como a terraplenagem possui diversas áreas de atuação como escavação, compactação, transporte de material, carregamento e espalhamento de material. É fundamental um topógrafo, para obter informações e estabelecer as dimensões reais do terreno. Este, ainda, realiza a proposta da terraplanagem necessária, contendo dimensões planialtimétricas e níveis de taludes, rampas, platôs e suas cotas iniciais e finais. Também se faz necessário um engenheiro especialista na área de terraplanagem, para calcular o material, elaborar um projeto, planejar e orçar tudo que será gasto para a realização da obra, como funcionários e equipamentos.
Sim, é possível haver uma terceirização, contratando empresas já especializadas neste serviço, porém poderá encarecer os custos para a empresa.
3 – Em um orçamento estão previstos as formas de pagamento e índices de reajuste? Sim,