artigo TCC Batman
Jhonattan Polonisky
Universidade do Contestado, Curso Eng. Elétrica, Canoinhas, Brasil jhonattametallica@yahoo.com.br Abstract—This article is a theoretical approach proposing a segregation between the corporate network and automation network without compromising data transmission, but ensuring the availability, confidentiality and integrity of data.
Keywords— security, network, segregation.
I. Introdução
As redes de automação surgiram com a necessidade do monitoriamento dos dados de processo, antigamente os dados eram obtidos e/ou adquiridos através da comunicação ponto a ponto, porque não tinha uma estrutura de rede especifica. Hoje em dia isso mudou, os dados são monitoriados e controlados por sistemas dedicados através de rede de automação industrial. Este artigo faz uma abordagem teórica que propõem uma segregação entre rede corporativa e rede de automação, sem comprometer a transmissão de dados, mas sim garantindo a disponibilidade, confidencialidade e integridade dos dados, de forma que não permita invasões vindas das redes de automação para a rede corporativa ou vice-versa.
.
II. SEGURANÇA DE REDES
Toda rede, por mais modesta que seja, pode estar vulnerável a algum tipo de ameaça, devido a fatores relevantes, como a elevada evolução das tecnologias, a disseminação dos métodos de segurança e outros fatores que tornam a segurança de rede uma batalha constante. (MORAZ, 2006).
A segurança de rede possui princípios fundamentais, são eles:
Confidencialidade;
Integridade;
Disponibilidade;
Identificação;
Autenticação;
Responsabilidade;
Autorização. (COLE, 2005)
A confidencialidade permite o acesso aos dados somente de acordo com a autorização configurada para a rede, ou seja, os dados não são vistos, capturados ou não sofrem ataques sem a permissão.
Integridade consiste em proteger a informação contra modificação sem a permissão, seja ela armazenada ou não. A integridade