FILOSOFIA
Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.
ENTENDIDA COMO
A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia.
A DIFERENÇA ENTRE OS PENSAMENTOS CHINÊS E GREGO
Os chineses desenvolveram um pensamento muito profundo sobre a existência de coisas, seres e ações contrarias ou opostos, que formam a realidade.
Enquanto que,a filosofia grega, , entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento, é um fato tipicamente grego.
QUALIDADES SENSORIAIS
O conhecimento sensorial é, do ponto de vista ôntico, todo conhecimento, em cuja elaboração intervém imediatamente órgãos corporais {órgãos dos sentidos externos, cérebro); definido, do ponto de vista do objeto, é a apreensão de meros fenômenos, em oposição ao ser e essência das coisas.
Na realidade, ambas as definições coincidem, porque o conhecimento vinculado ao orgânico permanece sempre relativo e, inversamente, o conhecimento liberto do orgânico, intelectual, refere-se necessariamente ao ente enquanto tal. São objeto do conhecimento sensorial, antes de mais nada, as qualidades sensoriais (cores, sons, etc.) próprias de cada sentido (denominadas secundárias), mas estas em sua