Roteiro de Leitura - UnB
Disciplina: Psicologia da Educação - Turma: P
Aluno: Wellingtton Keslen Soares Sousa
Matricula: 15/0088558
Semestre: 2º Módulo
Roteiro de Leitura
COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A transformação do espaço pedagógico em espaço clínico - A patologização da educação. Série Idéias. (pp. 25-31), nº 23. São Paulo: FDE, 1994.
O texto aborda a temática de uma discussão sobre o processo de patologização dos problemas enfrentados pela escola. Ou seja, o ato de se enfrentar e explicar os problemas sob o olhar da doença. As autoras explicam que o fracasso escolar tem sido procurado também em outras áreas da saúde, como na psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e medicina. No texto e discutido duas pretensão de "doenças" que, embora sejam muito difundidas na escola, não expõem nenhuma comprovação científica de sua relação com o não-aprendizado: a desnutrição e os distúrbios de aprendizagem.
Medicalização e uma expressão que quer dizer, um problema que não e médico no sentido de ser um problema biológico inerente ao indivíduo e transformado, ou seja, dou a ele uma aparência artificial de um problema biológico centrado no sujeito, que tem uma causa médica e uma solução médica.
Ocorre a patologização do fracasso escolar sob duas vertentes: o fracasso escolar seria uma conseqüência da desnutrição e o fracasso escolar seria o resultado da existência de disfunções neurológicas, incluindo-se aqui a hiperatividade, a disfunção cerebral mínima, os distúrbios de aprendizagem, a dislexia.
Temos hoje ainda no Brasil altas taxas de reprovação, crianças que na conseguem ler e escrever, que não conseguem se beneficiar da escola que estar sendo oferecido para elas e ao invés de nós tentarmos mudar essa escola, de questionar essa escola e transformar a mesma isso passa a ser um problema da criança que não fica sentado, não presta atenção na aula e para isto estar sendo criado todo um processo de culpabilização dessas crianças por