Proposta De Exercicio 01 E 02
Os estudos de caso serão desenvolvidos por equipes de 3 pessoas que estudarão projetos referenciais de Moradia Familiar ou Residência Estudantil. Será constituído por pranchas explicativas do projeto, realizadas a partir da leitura dos projetos e bibliografia fornecida.
Em Ateliê as equipes serão orientadas a analisar os projetos conforme o roteiro fornecido, o professor acompanha, esclarece dúvidas, orienta a montagem do exercício, a construção de diagramas e técnicas de montagem e tratamento final.
Durante as três aulas os estudantes trabalharão com a montagem das pranchas. Os professores através de aulas expositivas apresentam exemplos de leitura de projeto e de apresentação de trabalhos (desenhos, croqui, fotos, painéis e pranchas de apresentação).
O roteiro abaixo oferece um direcionamento sobre o que observar na elaboração do trabalho de pesquisa, a fora os itens indicados, espera-se que haja uma articulação entre os textos fornecidos pelo professor que tratam sobre a ideia da Arquitetura para a Habitação Mínima e estabelecimento de uma relação entre os conceitos dos autores e a materialização da arquitetura que será estudada nos projetos indicados abaixo.
Textos sugeridos (disponíveis na pasta 19 da copiadora Campus Vila Mariana): Capítulo 10: As Bases sociológicas da habitação mínima para a população das cidades industriais. GROPIUS, Walter. BAUHAUS, NOVARQUITETURA. São Paulo, Editora Perspectiva.
FONSECA JORGE, Pedro António. A DINÂMICA DO ESPAÇO NA HABITAÇÃO MÍNIMA. Arquitextos, São Paulo, ano 14, n. 157.01, Vitruvius, jun. 2013. http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/14.157/4804>.
1. EQUIPES E PROJETOS
Os projetos estão enumerados a partir da distribuição por equipe, o projeto “a” corresponde a Equipe 01 e assim por diante.
Projetos
a. Unité d’Habitation - Marselha
b. CRUSP – Conjunto Residencial da USP, São Paulo
c. Conjunto Zezinho Magalhães – Parque CECAP,