Artigo social
Layo Neiva de Souza Gama
Metodologia Científica/Sociologia - Dawdson
Resumo
O presente trabalho mostra os elementos que constituem a visão de Max Weber, de compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objetivo da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
Palavras-chave: ação social, sociedade, Max Weber
Abstract The present work shows the elements that constitute the view of Max Weber, to understand the meaning of so-called social actions, and do it is to find the causal relationships that determine them. It is understood that imitative actions, in which there gives meaning to the act, social actions are not said. But the goal of Sociology is an infinite reality and analyze it is necessary to construct ideal types that do not actually exist, but that guide this analysis.
Keywords: social action, society, Max Weber
Acadêmico do 1º período noturno do Curso de Direito da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA)
INTRODUÇÃO
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais. Weber estabeleceu quatro tipos de ação social: ação tradicional, ação afetiva, racional com relação a valores e racional com relação a fins.
Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais. Na sua concepção o método deve