artigo politica social
RESUMO
No presente artigo tem como proposta analisar e refletir sobre o ínicio das políticas sociais que correspondem as décadas de 1930 a 1964 com a ascensão do capitalismo no período da Revolução Industrial.
Procurando identificar a postura dos governantes neste período que tiveram seus governos sustentados sobre a questão dos direitos civis,políticos e sociais.
Tendo em vista, a classe trabalhadora que se beneficiaram com estas políticas sociais;apesar de que a questão social não era a maior preocupação dos governanantes,e sim atender as demandas do capital,e como forma de manter a força de trabalho a todo vapor.
Mostrando a trajetória dessa políticas sociais,como se iniciaram,suas características e seu desenvolvimento no período em que o Brasil passa de uma economia rural e passa a ser um país mais urbanizado e industrializado.Estas políticas sociais vem para mediar a relação capital/trabalho.
Palavras-chave: políticas sociais-direitos-industrialização-capitalismo.
Introdução:
O Brasil da década de 1930 a 1964 foi marcado por governos de caráter populista e desenvolvimentista.
Getulio Vargas governou o Brasil de 1930 a 1937,após a Revolução de 1930,antes o período era republicano ou como era conhecido como republica-velha ou a política café-com-leite,onde o poder era alternado entre são Paulo e Minas gerais.
A queda da Bolsa de Nova Iorque,tenentismo,a nascionalização dos bancos estrangeiros ,das Minas, o combate gradativo ao latifúndio,o preço do café foi reduzido internacionalmente,eram as condições desfavoráveis a economia brasileira,favorecendo a Revolução de 1930.
“A quase falência da cafeicultura aumentou as tensões políticas,quando uma junta militar depôs o presidente Washington Luis e empossou Getulio Vargas,líder da revolução de 30, diz o economista José Menezes Gomes,professor da Universidade federal do maranhão(UFMA).
Nesta perspectiva,analisaremos