Artigo sobre a disputa das emissoras de televisão pela audiência.
1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
A Disputa das grandes emissoras pela audiência é caracterizada por trazer consigo grandes problemas em relação à qualidade de informação o que afeta diretamente o público e como ele vai ser influenciado por tal conteúdo.
A modernidade e os seus novos meios de comunicação rápidos e de fácil acesso foram de certa forma um agravante para esta situação. Pois a quantidade de informações errôneas e falsas que circulam é gigantesca. A vontade de ser sempre a primeira emissora a revelar informações para que a audiência seja maior e maior ainda o lucro, acaba degradando a qualidade do que é exposto nesses meios.
A produção de uma grande quantidade de notícias em suas mais variadas formas, embora positiva, pela maior interação com o público, atesta um caráter de maior facilidade a esse monopólio pela audiência e transforma o receptor dessas informações não em um ser humano cadê vez mais dotado de informações relevantes mais sim em um consumidor dessas informações, que como todo bom consumidor, produz lucros.
Tendo em vista o que foi acima comentado, nossa pesquisa pretende responder à seguinte problemática:
1 A tentativa de monopolização pelas emissoras de televisão brasileira surgiu a décadas.A constante batalha pela audiência já foi motivo de muitos questionamentos quanto a ética televisiva. Quais as motivações das grandes emissoras para este processo de monopolização?
2 A ética precisa existir em todo meio de comunicação. A programação da televisão brasileira tem se mostrado apelativa, na sua maioria. Qual o resultado desta influência na sociedade?
3 A concorrência desenfreada entre as emissoras de televisão obriga os comunicadores a buscar o sensacional a qualquer custo, deixando a informação pouco explorada e visando o capital da empresa. Qual a justificativa para tanta comunicação, gerando a desinformação da sociedade?
2 JUSTIFICATIVA
A