Jornalismo esportivo
RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar a atuação do profissional de jornalismo no campo esportivo. As estratégias e métodos utilizados para cobrir a ampla gama de eventos que incluem esportes como futebol, voleibol, futsal, basquetebol, corridas automobilísticas, entre outras atividades, e repassá-las ao público, seja no veículo televisão, rádio, jornal ou Internet. O item também denota a paixão pelo esporte, o que levou o profissional a escolher trabalhar nesse meio, dando ênfase ao sonho de se tornar jornalista e fazer o que sempre almejou, conseguindo também realizar o sonho de estar inserido na área esportiva.
Palavras-chave: jornalismo, profissional, veículo, esportivo, atuação.
1 INTRODUÇÃO
O esporte é considerado um fenômeno sócio-cultural, de dimensão social incontestável e, através dos meios de comunicação, pode-se constatar que o esporte tem ocupado, mundialmente, uma posição bastante destacada. Os canais internacionais, especialmente os que se dedicam exclusivamente ao esporte, mostram que a área está organizada e, deste modo, tem merecido um enfoque informativo altamente especializado. (TAMBUCCI; Pascoal, 1997, p. 11)
___________________
¹ Este artigo é referente a disciplina JORNALISMO E MERCADO, curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul.
O futebol se tornou, cedo, o grande esporte nacional. Em 1925, o Brasil já colecionava uma quantidade considerável de títulos para a época, como o Bi Campeonato Sul-Americano. Até hoje nossa pátria é conhecida como o “país do futebol” pelas conquistas adquiridas ao longo dos anos.
Os telespectadores, ouvintes, leitores e internautas procuram novidades no formato de apresentação da notícia. Inovação é sempre a palavra-chave, ainda mais com a exigência da “plateia” aumentando a cada dia.
Por trás das novidades e inovações, existe um grande número de pessoas que trabalham incansavelmente, dia e noite, para saciar