Artigo sobre a cidade de salvador - ba
Ás margens da Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil e uma das mais fascinantes do mundo,encontra-se debruçada a histórica cidade de Salvador. A capital da Bahia é reconhecida mundialmente pela singularidade e grandeza de suas belezas naturais e pelo carisma e alegria de um povo acolhedor,habituada ao longo da história , a contatos e trocas . São mais de 500 anos que comprovam a riqueza cultural e a história dessa terra,onde a miscigenação ,o sincretismo religioso e a tolerância balizaram a construção de um povo e os traços de uma cultura ímpar , cheia de características próprias .
Até 1763, Salvador foi Sede e Capital da Coroa Portuguesa nas Américas . Muitos dos monumentos e dos marcos históricos construídos neste período continuam preservados ,o que torna o pratrimônio arquitetônico da cidade muito importante e valorizado. A mistura de etnias, costumes e crenças foi de fundamental importância para tornar Salvador um dos principais pólos culturais contemporâneos, com dimensão internacional .
Da combinação de ritmos , danças e hábitos de brancos , negros e índios , surgiu um povo solidário e afetivo , capaz de respeitar e incorporar as diferenças . Entre chulas , sambas , capoeiras , lundus ,umbigadas , fados , torés , quilombos e cucumbis , surgiu uma das mais exóticas e belas cidades negra do mundo ! Fé e Festa
Fé e festa sempre foram palavras recorrentes na história de Salvador . Um povo caracterizado pela autenticidade tem , na sua fé inabalável e no jeito festivo de viver , suas características mais marcantes . Na “cidade de Todos os Santos“ , há espaços para as mais diversas manifestações religiosas . Os altares da tradicional igreja católica e os simbólicos sons dos sinos dividem espaço com o batuque dos atabaques nos terreiros de candomblé . Santos e orixás abençoam , protegem e levam a fé aos moradores da cidade , que retribuem suas graça em forma de misticismo e festa .
O calendário local