Serviços gerais
EXT. SIDÔNIA NASSER DO PRADO
SUBSISTEMAS DE SERVIÇOS GERAIS
ARUJÁ
2011
DEMICIANA, EDNA, ELIEL, ROSELAINE E SILAS
SUBSISTEMAS DE SERVIÇOS GERAIS
ORIENTADOR(A) DANIELE
ARUJÁ
2011
Subsistemas de Serviços Gerais
Dentro do setor de RH as responsabilidades são conhecidas como ‘’Serviços Gerais ‘’, sendo esses serviços diversificados, é um desafio para a administração de serviços, pois são amplos.
Muitas das vezes esses ‘’Serviços Gerais’’ são interpretados como geradores de despesa em uma organização, porém eles são de grande utilidade no dia a dia dos funcionários, colaborando para que a empresa tenha oportunidades de crescer com mais segurança.
A palavra terceirização está em evidência na maioria das empresas tanto no cenário nacional, como no internacional. A terceirização é um modelo administrativo que tem como objetivo a concentração dos esforços na razão de ser da empresa, passando a terceiros aquelas atividades que não constituem sua principal atividade.
O processo de terceirização iniciou-se como uma estratégia das grandes empresas com estruturas complexas, de repassar suas tarefas secundárias a pequenas empresas especializadas, para poder realizar melhor sua atividade principal. Com a abertura de mercado, as pressões sobre os custos aumentaram, e a busca pela competitividade tornou-se essencial para a permanência das organizações no mercado.
Com pensamento competitivo, as organizações passaram a comparar o custo manutenção do quadro, versus o preço proposto pela empresa que se comprometia a terceirizar o serviço.
Hoje, a terceirização é entendida como uma forma de melhorar a qualidade dos produtos e serviços, reduzir custos e agilizar os processos organizacionais. Diversas são as atividades que podem ser terceirizadas nas organizações, lembrando que primeiramente deve-se planejar tais processos, bem como a busca de parceiros idôneos. Dentre as atividades mais comumente terceirizadas estão limpeza,