Artigo sobre Trabalho em Equipe
A representatividade de equipes de alta performance no desempenho financeiro de uma empresa é excessiva. Ela pode influenciar muito na definição do sucesso de uma empresa Falar sobre trabalho em equipe, muitas vezes, parece um assunto batido. Mas ele é fundamental para o atingimento de bons resultados. A representatividade de equipes de alta performance no desempenho financeiro de uma empresa é excessiva. Ela pode influenciar muito na definição do sucesso de uma empresa. Isso porque times admiráveis têm como características a coesão e o foco.
E qual a diferença entre um grupo e uma equipe vencedora? A equipe tem uma causa, ela conhece seus objetivos, e os participantes trabalham juntos na mesma direção. A paixão e o comprometimento são ingredientes fundamentais para o sucesso deste time. Além disso, o resultado do todo é mais importante que o individual.
As empresas, atualmente, buscam profissionais que saibam se relacionar com pares e atuar de maneira coesa em equipe. Problemas como diferenças de visões, temperamentos e comportamentos, definitivamente, acontecem. O desafio é apreciar a diversidade e aprender a crescer com este tipo de cenário.
O time tem que atingir um alto nível de maturidade para saber resolver conflitos, como também conviver com profissionais de diferentes perfis, experiências, crenças, atitudes, ideias e opiniões. Para isto, saber ouvir, ter uma comunicação assertiva, respeitar os desejos e opiniões dos participantes do grupo e equilíbrio emocional são fundamentais.
O feedback constante entre os participantes da equipe é necessário para a manutenção de um time sadio, que fala diretamente com quem tem uma divergência de maneira transparente, madura, e educada.
É percebido que quanto maior a maturidade profissional de um indivíduo, mais ele consegue ouvir, respeitar e reconhecer os pontos fortes de seus pares.
O papel do líder na construção e consolidação de uma equipe