Trabalho da equipe em enfermagem
RESUMO
A compreensão do real significado de equipe é fundamental já que, um bom atendimento em saúde com qualidade e eficiência requer envolvimento coletivo dos profissionais. O objetivo do presente artigo foi identificar e analisar a produção científica nacional da Enfermagem sobre trabalho em equipe, no período de 1992-2002. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por busca ativa em 07 periódicos. Foram identificados e analisados 24 artigos que tratam do tema, sendo que 1997 foi o ano em que mais se produziu sobre o tema. Nos demais anos a produção é linear e pouco expressiva no que diz respeito ao volume de publicações/ano. O aspecto mais enfatizado pelos autores como instrumento estratégico e essencial na interação da equipe foi a comunicação.
Descritores: Equipe de enfermagem; Equipe de assistência ao paciente, Gerência.
1. INTRODUÇÃO
Durante a formação acadêmica, o enfermeiro aprende que o trabalho em saúde eficaz deve ser focado na equipe. Nas atuais políticas públicas de saúde que centralizam a atenção na assistência à família e comunidade, a equipe nunca foi tão colocada em evidência. Essa estratégia no Programa de Saúde da Família (PSF), por exemplo, é a base da reestruturação desse modelo assistencial cujo enfoque é na ação multiprofissional, evidenciando o trabalho em equipe(1).
Na Enfermagem, o termo equipe é muito utilizado para designar o grupo formado pelo enfermeiro, técnico e o auxiliar de enfermagem. No entanto, é questionável o funcionamento desses profissionais em equipe, tendo em vista o que é esperado do funcionamento das equipes no contexto do trabalho em saúde(2). De igual forma, o termo equipe multiprofissional também é comum no contexto do trabalho em saúde.
A compreensão do real significado de equipe é fundamental para um atendimento adequado em saúde, já que para que haja qualidade e eficiência na assistência prestada é essencial a