Resenha Trabalho em Equipe: Representações Sociais de Profissionais do PSF
OBJETIVOS DO ARTIGO:
O artigo teve como principal objetivo analisar as RS de profissionais sobre o trabalho em equipe no PSF de Campina Grande-PB. Os objetivos específicos foram analisar os limites e perspectivas do trabalho em equipe no PSF e verificar se há intercambio de saberes voltado para a construção de um trabalho interdisciplinar ou se prevalece o trabalho cotidiano fragmentado.
DESENVOLVIMENTO
Refletindo sobre as RS desses profissionais sobre o trabalho em equipe, abordaram alguns principais conceitos, sendo estes, “O trabalho em equipe e a interdisciplinaridade na saúde: desafios para os profissionais do PSF”; “As representações sociais do trabalho em equipe no PSF, Trabalhar em equipe é “como estar em família” , No trabalho em equipe todos são iguais, Trabalhar em equipe é respeitar o espaço e a opinião do colega, Trabalho em equipe ;e complemento, Trabalho interdisciplinar “é trabalhar com várias profissões”, O trabalho interdisciplinar entendido como troca/diálogo de saberes, Trabalho interdisciplinar como construção, Trabalho interdisciplinar entendido como integralidade, Desconhecimento do que seja trabalho interdisciplinar.” Contextualizando, citando exemplos que os funcionários disseram nas entrevistas e fazendo criticas aos mesmos.
METODOLOGIA
Optaram por uma pesquisa qualitativa, realizando uma coleta de dados com a entrevista semi-estruturada e a observação participante com registro em diário de campo. Fizeram o reconhecimento do campo de estudo, observaram a rotina de trabalho das unidades básicas de saúde escolhidas. Selecionaram as atividades desenvolvidas cotidianamente pelos profissionais, as que seriam alvos das observações. Os dados provenientes da observação participante foram registrados em um diário de campo, analise das representações dos profissionais. Realizaram entrevistas com 24 profissionais das unidades referidas. As