Artigo sobre produção de texto na escola
A sociedade, o comportamento das pessoas, o modo como elas vivem estão sempre em processo de mudança. A educação é algo que tem que acompanhar essas mudanças e suprir as necessidades de cada um e também ajudar a ter sucesso profissional e pessoalmente.
Porém, a atividade escolar não consegue seguir o ritmo dessas mudanças, mantêm-se as mesmas práticas de tempos remotos e isso reflete uma insuficiência em incentivar, atrair a atenção fazendo com que os alunos sintam dificuldades mesmo em matérias consideradas básicas como matemática, ciências, leitura e produção de textos. Outros problemas que envolvem a falta de interesse do aluno é a precariedade física do sistema de ensino, a violência impregnada em algumas escolas.
É preciso desvincular os problemas educacionais dos problemas administrativos, sociais. Medidas políticas, conteúdo programático, criação de parâmetros nacionais não tocam a raiz do problema que é forma como o conteúdo vem sendo aplicado. É preciso um estudo profundo a fim de problematizar o por quê da ineficiência da escola, mesmo na era digital onde o acesso à educação e à informação é bem maior.
O que se tem feito é remendar sem perceber que o que se precisa é de um traje novo. O sistema educacional não tem formado alunos motivados, que tenham achado sua área de interesse, que vagam tendo como objetivo apenas a aprovação (ou nem isso de acordo com o regime de “progressão continuada”).
Parte teórica sobre a leitura - USEI OS LIVROS COMO INCENTIVAR O HÁBITO DA LEITURA E APRENDER NA ESCOLA E APRENDER NA VIDA .
Procurei focar na questão do incentivo da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental e que a escola é a grande responsável nisso.
Depois alguém podia comentar um pouquinho de como é a relação dos alunos com a leitura no ensino médio.
Os alunos ao terem contato com a escrita vêem uma atividade difícil, desprazerosa. Logo, o primeiro reflexo do