Artigo - Simave (Sistema Mineiro de Avaliação)
Caratinga-MG
2010
UNIUBE – Universidade de Uberaba
Artigo científico apresentado à UNIUBE, para conclusão de Curso de Pedagogia: “ ”
CARATINGA
2010
RESUMO
O Simave – Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação em 2000, o Simave é composto pelos programas de avaliação “Proalfa” e “Proeb”, ambos censitários. As avaliações são promovidas pela Secretaria de Estado de Educação e realizadas por instituições externas vinculadas a universidades federais sediadas em Minas Gerais. A intenção declarada é que os “resultados dos programas de avaliação em grande escala serão utilizados como instrumentos importantes para a gestão do sistema público de Educação em Minas Gerais, pois levantariam dados para o diagnóstico sistemático da rede pública de ensino e forneceriam informações para subsidiar a definição de políticas educacionais e o planejamento de suas ações”.
O Programa de Avaliação da Alfabetização – Proalfa, avalia o grau de leitura das crianças do ciclo inicial de alfabetização. Com a iniciativa, Minas é o único estado que produz dados específicos sobre os níveis de alfabetização dos alunos de toda a rede pública. O Estado é precursor na construção de instrumentos de avaliação testados e aperfeiçoados, cujos resultados estão aptos a serem utilizados pelos gestores e professores na melhoria do processo de alfabetização.
O Programa de Avaliação da Educação Básica, Proeb, testaria anualmente os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Palavras-chave: Avaliação sistêmica – SIMAVE, PROALFA e Resultados.
Introdução
“Desenvolver as proficiências necessárias para que, em nossa escola, nas