catálise heterogenea
Em 1970 começou a surgir às primeiras atividades de pesquisa em catálise no Brasil. Essas atividades estavam ligadas essencialmente à área de catálise heterogênea aplicada a processos petroquímicos. Os grupos que desenvolvem essas atividades estão ligados aos Departamentos de Engenharia como na COPPE-UFRJ e IME (RJ), UNICAMP e UFSCar (SP) e participam ativamente de ações da Comissão de Catálise do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo) e, a partir de 1998, da própria Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat).
Em 1982 surgiu um Programa Nacional de Catálise (PRONAC), que são grupos emergentes na área de catalise heterogênea, com isso se fixaram em diferentes regiões do país, tendo como centro das atividades o CENPES-Petrobras, COPPE-UFRJ e UFSCar. Nessa mesma época começaram a surgir os primeiros trabalhos na área de catálise homogênea aplicados à petroquímica. A catálise heterogena aplicada a materiais poliméricos e na química fina deu-se um salto de quantidade e qualidade de grupos.
2- Uma serie de propriedades fundamentais e que torna os catalisadores extremamente importantes para a indústria são mencionados no texto “conceitos gerais em catalise”. Explique cada uma delas.
- O catalisador não altera a composição do equilíbrio nem o valor da constante de equilíbrio
Um catalisador não tem relação estequiométrica com os produtos formados. De um modo geral, a quantidade de catalisador necessária para levar a efeito uma reação é pequena. Além disso, um catalisador diminui a energia de ativação da reação. A aplicação de um catalisador em sínteses vem aumentando rapidamente, como por exemplo, em reações de esterificação (etanol + acido acético ↔ acetato de etila + água) devido ao baixo valor da constante de equilíbrio da reação citada, há uma grande necessidade para se acelerar este processo.
- O catalisador é específico para uma determinada reação
Esta propriedade é uma das mais importantes dos