a língua e seus sitemas
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS (SEMIPRESENCIAL)
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA – FUNCIONALISMO
TUTOR: JOSÉ ROBERTO DE SOUZA BRITO
DISCENTES: ANA PAULA DE SOUSA ALVES
MÁRCIA DO NASCIMENTO LEANDRO
MARIA CLEONILDA VIEIRA
MARIA ZULENE NERGINO LOBO
Atividade de Portfólio
1. Explique o que significa dizer que a língua é um sistema semiótico.
A proposta do linguista é de uma teoria sistêmico-funcional do significado como escolha, por meio da qual a língua, como qualquer outro sistema semiótico, é interpretado como redes de opções engrenadas que os falantes podem fazer. Vale ressaltar que, numa perspectiva funcionalista, assume-se que as opções disponíveis em uma língua para a produção dos sentidos são histórica e culturalmente construídas, estando sujeitas à variação e mudança.
2. Como se caracteriza a análise da sentença segundo cada uma das três metafunções propostas por Halliday? Que aspectos da sentença são obervados segundo cada uma dessas metafunções?
As três metafunções de Halliday: Ideacional (Experiencial eLógica), Interpessoal e Textual. A Metafunção Ideacional ou experiencial relaciona-se à interpretação e à expressão de nossas experiências com o mundo interno e externo, através da transitividade, ou seja, da realização de escolhas entre tipos de processos representados por elementos verbais, participantes e circunstâncias. A Metafunção Interpessoal é aquela que usamos a linguagem na situação de fala para expressar um julgamento pessoal, uma atitude e para estabelecer determinado papel comunicativo como perguntar, declarar, ordenar, etc. Enquanto a Metafunção Textual organiza a mensagem através da materialização das anteriores, ou seja, é a que nos habilita a criar um texto.
3. Classifique os vinte processos destacados no texto.
REIVINDICAM= material
PARTICIPAM= relacional
ORIENTA= verbal
UTILIZEM= verbal
ESTÃO= material
FOI= verbal