Artigo : relações de trabalho e políticas de gestão: uma história das questões atuais.
Artigo 2: Novas Políticas de Recursos Humanos: seus impactos na subjetividade e nas relações de trabalho.
“Após a leitura dos textos, identificar quais são os principais conceitos de RH envolvidos, buscando relacioná-los á evolução da administração enquanto ciência (transição dos modelos gerenciais)”
No final do século XIX começou a formar a classe operária devido ao surgimento do mercado de trabalho decorrente do término do regime escravocrata. Na Administração cientifica tinha-se a ideia de que os trabalhadores geravam altos custos, desta maneira não eram feitos investimentos para melhores condições de trabalho. Constantes greves eram feitas em diversos setores mas eram rigorosamente combatidas.
Uma experiência realizada por Mayo deu inicio a Teoria das Relações Humanas onde se busca implantar melhorias nas condições de trabalho como, diminuição da jornada de trabalho, intervalos e melhores remunerações, com isso buscava-se mais produtividade.Surge a preocupação com as necessidades fisiologias, psicologias dos trabalhadores.
Entre o período de 1930 e 1945 o Estado interviu na vida política, social e econômica do país, criando o Ministério do Trabalho e regulamentações de condições trabalhistas, da Organização Sindical e da Previdência Social. Teorias como a Teoria das Relações humanas, a Teoria Estruturalista e Teoria comportamental tem grande aceitação e aplicação em inúmeras empresas no decorrer do tempo.
As políticas de Recursos humanos mais recentes adotadas no Brasil são baseadas em empresas de Primeiro Mundo que se inspiram no modelo Japonês devido sua eficiência. Assim muitas vezes a gestão de recursos humanos pode apresentar caráter pouco inovativo e incoerente com o padrão da