Artigo Recrutamento e Seleção de Pessoas
Administração de Pessoas I
Tema: Recrutamento e Seleção de Pessoas
Membros: Thamires Barros; Maria Joycimara ; Maralize de Souza; Ney Galvão; Bruna Souza
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1. OBJETIVO GERAL
1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
1.3 JUSTIFICATIVA
2. REFERENCIAL TEÓRICO
3. MÉTODO
4. DESENVOLVIMENTO
5. RESULTADO E DISCUSSÃO
6. CONCLUSÃO
Introdução
As empresas têm necessidade de atrair para o seu quadro de pessoal o melhor profissional, aquele mais preparado e qualificado para ocupar um cargo em sua organização. Para tanto, é fundamental ter na Administração de Recursos Humanos uma equipe bem capacitada com perfil interdisciplinar para atuar no recrutamento e na seleção e contratação desse profissional.
O Recrutamento e Seleção de Pessoas têm como objetivo buscar no mercado de trabalho, indivíduos que se adéquem não só ao cargo disponível na organização como também a cultura da organização, sua missão e seus valores presentes e objetivos e projetados.
Segundo Jaqueline Arruda (2009), Recrutamento de pessoas é: “[...] um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”.
E Seleção é o “[...] processo pelo qual os candidatos a um cargo são separados e entrevistados e é tomada a decisão de contratar” (GOMES ET AL., 2003, P. 3).
A Área de Gestão de Pessoas tem papel fundamental neste processo onde se utilizam diferentes métodos de avaliação das características de cada candidato que possivelmente ocupará a vaga. Alguns dos métodos utilizados no Recrutamento Interno ou Externo são: Testes de Personalidade, de Conhecimento e Psicométricos. Estes devem ser eficazes, caso contrário provocarão sérios prejuízos à empresa, como perda de tempo e dinheiro ao treinar a pessoa não qualificada para o cargo, pois, se o selecionado não possui as