ARTIGO RACISMO NO BRASIL
O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as etnias humanas por considerarem algumas superiores a outras. Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de etnias das pessoas. Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras etnias. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.
Embora no Brasil haja uma forte mistura de raças, a incidência de racismo pode não ser tão evidente para alguns, mas ele não deixa de existir. Em alguns casos, ele ocorre de forma sutil, em que nem é percebido pelas pessoas.
O racismo em uma pessoa tem diversas origens, depende da história de cada um. Em alguns casos, pode ser por crescerem ouvindo as diferenças e superioridade de determinadas etnias, em outros, alguma atitude que moldou seu pensamento. Não importa como o racismo cresceu na mente das pessoas, mas vale ressaltar que se ele for provado, é um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.
Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.
Existe também o preconceito racial dos negros com eles próprios de não aceitarem sua cor, por algum dia já terem sofrido o preconceito o até mesmo pelo medo de sofrer de alguma forma com o preconceito racial eles acabam tentado mudar sua aparência, até mesmo deixando de lado suas raízes, sua cultura, sua historia.
Uma forma de amenizar ou até mesmo acabar com o preconceito racial, seria debatendo, nas escolas, comunidades, promovendo politicas publicas, etc. Pois só assim finalmente entenderemos que podemos ser diferentes na cor mais pertencemos à mesma raça que é a “RAÇA HUMANA”