ARTIGO QUIMICA
Alessandro de Souza Bastos1
Daniele Stephane Fonseca Ramos2
Clecio Henrique dos Santos3
Luis Alã Pinheiro de Oliveira4
Wellington Santos Cunha5
Yuri Santos Sena Souza6
ORIENTADOR: Cleber André Cechinel (cleber.cechinel@pro.unifacs.br)
RESUMO: Para analisar a solubilidade de compostos orgânicos em diferentes tipos de solventes é necessário a analise de diversos fatores tais como a polaridade das moléculas, as forças de atração intermolecular, tamanho da cadeia carbônica, e as propriedades ácido-basicas e oxido-redutoras. Este trabalho objetiva descrever e explicar os procedimentos necessários para o estudo da solubilidade dos compostos na determinação de álcool na gasolina, bem como discutir e analisar os resultados dos experimentos utilizados e realizados.
Observaram-se as propriedades de polaridade e solubilidade das moléculas nos estudo dos compostos existentes na gasolina, bem como as interações e quantificações desses compostos na mistura, a fim de verificar quantitativamente o volume de álcool adicionado a gasolina.
Palavras Chave: Solubilidade de compostos; Gasolina; Soluto; Álcool; Solvente.
INTRODUÇÃO
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono. O álcool etílico, umas das substâncias adicionadas à gasolina tem vital papel na sua combustão, pois sua função é aumentar a octanagem em virtude de o seu baixo poder calorífico, no entanto, apresenta desvantagens como uma maior propensão à corrosão, maior regularidade nas manutenções do carro, aumento do consumo e aumento de produção de óxidos de nitrogênio. Disso tudo, nota-se a importância para a frota automotiva brasileira e para o meio ambiente, o rigoroso controle dessa porcentagem. A solubilidade pode ser definida como a capacidade que uma substância tem de se dissolver em outra, assim como, a solução é uma mistura de soluto com solvente, em uma