Artigo Planejamento E Controle Da Manuten O 1
INTRODUÇÃO
O objetivo deste paper é abordar como o controle e o planejamento da manutenção é de extrema importância para a melhoria da produtividade e redução de custos dentro de uma organização. Assim, será discutido a definição de planejamento, controle e manutenção para compreensão do impacto dos mesmos no meio organizacional.
Definição de Planejamento, Controle e Manutenção
A globalização da economia mundial nos dias de hoje, faz com que as empresas busquem novas ferramentas de gerenciamento, com habilidade e rapidez para inovar e efetuar melhorias contínuas. Com a grande competitividade é fundamental a eficácia nas tomadas de decisões, para assim um melhor resultado.
De acordo com Branco Filho (2008) A gerência de manutenção tem como finalidade definir metas e objetivos através de procedimentos para ter um melhor aproveitamento de pessoal, máquinas e materiais da organização.
O planejamento é o processo que determina como a organização pode chegar onde deseja por meio do planejamento a empresa pode contribuir para suas expectativas futuras.
O controle é necessário para manter o planejamento na direção certa e assegurar que ele seja cumprido, é a parte essencial e complementar do planejamento.
Planejamento e o controle da manutenção é o conjunto de ações para preparar, programar e verificar os resultados da execução das tarefas de manutenção contra valores preestabelecidos e adotar medidas de correção de desvios para a consecução dos objetivos e da missão da empresa, usando os meios disponíveis. Branco Filho (2008, p.5)
Manutenção são as ações técnicas que visam preservar a funcionalidade de equipamentos. A norma da ABNT (NBR 5462-1994) definições dos tipos de manutenção: Manutenção corretiva: É a manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida; Manutenção preventiva: É a manutenção efetuada em