Artigo PDC x Mercado de Trabalho
FACULDADE PARAISO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
COM ACESSO AO MESTRADO
ARTIGO: A DIFICULDADE DA CAPACITAÇÃO E DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA NO MERCADO DE TRABALHO.
Estudo dirigido ao curso de pós-graduação com acesso ao mestrado em Ciência da Educação da Universidade Lusófona, para avaliação e conclusão da disciplina Observação de Contextos Educacionais e Diferenciação Pedagógica, orientada pela Professora Doutora Mercedes Cupollilo.
MARCOS ANTONIO TENÓRIO PINTO
terella@ig.com.br
RESUMO:
Neste âmbito de inclusão escolar tão carente de ação¹ e tão faustoso de idéias, de axiomas, de politicagem e de projetos magnânimos que não saem do papel. Motiva-nos a uma meditação de repensarmos, até onde somos responsáveis também, por esta adversidade. De como vai a nossa conscientização de falta de luta individual, de contextualização do tema em entender de uma maneira mais íntima o significado de ser um Pessoa Com Deficiência. E o mais formidável, de praticarmos o direito (não entender como dever) de cidadania. Sendo um elemento focal, ou um elo forte nesta corrente da construção de uma sociedade mais inclusiva, e com diversidade mais humana. Não obstante do atual panorama nacional na comovedora “Inclusão Escolar”, observamos um cenário global de desemprego, competitividade, um mercado de trabalho cada vez mais seletivo, focado em recrutar profissionais com mais competências e muito mais qualificados. O que leva mais ainda, agravar o fator “dificuldade” de inserir no mercado de trabalho, a Pessoa com Deficiência (PcD).
O artigo nos leva a refletir sobre a grande dificuldade das Pessoas com deficiência nesta luta em conseguir os direitos de igualdade e eliminar as dificuldades ou incapacidades, originado pelas ações discriminatórias da nossa sociedade. Também nos leva a meditarmos sobre as nossas participações neste processo de inclusão,