Artigo Palladio
OLIVEIRA, F. D2., CANOVA. C3; BISOGNIN, E.L4.
Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Rio Grande do Sul,
Brasil
E-mail: daia_fauro@yahoo.com.br; kamylac@hotmail.com; edir@unifra.br
INTRODUÇÃO – O objetivo deste trabalho foi obter informações e tomar conhecimento sobre a vida e obra de Andrea di
Pietro della Gôndola, conhecido por Palladio. Como o estudo do Renascimento é de fundamental importância para a formação do arquiteto urbanista nos propomos a aprofundar esse estudo para, termos uma visão clara da arquitetura daquele tempo. Nascido em Pádua, na Itália em 1508, veio a falecer em 1580, assim sendo, esse ano, em 2008 comemorase 500 anos de seu nascimento1. Após ser descoberto por Giangiorgio Trissinno quem custeou seus estudos, pôde revelarse um arquiteto de grande prestígio com forte influência clássica, o que se refletia em suas obras, que apresentavam também características próprias do artista como a simetria e a proporcionalidade. Andréa Palladio realizou em vida vários projetos que se consagraram, como a Villa Rotonda, o Teatro Olímpico, o qual não pôde ver pronto em vida.2
METODOLOGIA- Para o aprofundamento desta pesquisa foi necessário buscar informações em livros específicos e sites na Internet. Após a coleta dos dados, os mesmos foram sistematizados, analisados, cujos resultados encontram-se a seguir.
RESULTADOS- Os resultados obtidos por meio de uma ampla análise, nos levaram a observar a grandiosidade dos projetos de Palladio, os elementos utilizados da arquitetura greco-romana, bem como do equilíbrio, ordem e simetria empregados por ele, visíveis em seus edifícios. A ressignificação dos elementos do passado foi trabalhada de forma a construir outro modelo de arquitetura, especialmente nas Vilas.
DISCUSSÕES E CONCLUSÕES- Esta pesquisa teve por finalidade verificar os elementos arquitetônicos utilizados por
Palladio, sua vida, seu conhecimento da arquitetura.